Escrito por 09:00 Estratégias

Conheça o Endomarketing e saiba como implementar

Muito se fala sobre estratégias de marketing, a importância de atrair, engajar e se relacionar com o seu cliente final; mas pouco se investe nessa comunicação para os colaboradores da própria empresa, já reparou? Quantas empresas você conhece que apostam em ações, comunicações e incentivo do time interno – como o endomarketing?

Por isso, hoje nós vamos conversar sobre sua importância dentro das empresas. Se você ainda não implementou em seu negócio, vem saber como funciona. E se já implementou, também dá pra aprender dicas valiosas para melhorar seus processos. Quem vem com a gente?

Quais são os princípios do endomarketing?

O endomarketing é um conjunto de estratégias, ações e comunicações – bem como vemos nas estratégias de marketing digital, mas o que muda aqui é o público: nesse caso, são os colaboradores da empresa, o time interno.

Ah, antes de nos aprofundarmos no assunto, é importante ressaltar que endomarketing não é comunicação interna e nem recursos humanos! Ele é mais focado em incentivo e relacionamento com o time, enquanto a comunicação interna abrange processos de comunicação como um todo dentro da organização e o RH trabalha com ações mais voltadas ao desenvolvimento humano e profissional.

Dito isso, o objetivo das estratégias de marketing é construir uma cultura organizacional e de comunicação, transparência e motivação na relação empresa x funcionários, através de ações, como:

  • Eventos corporativos e voltados ao time;
  • Melhorias no processo de comunicação interna;
  • Condução de ações estruturadas, como uma pesquisa de cliente;
  • Estratégias de engajamento do time;
  • Valorização do desempenho individual e coletivo;
  • Cuidar das estratégias de relacionamento, incentivo e treinamentos, etc.

Claro que esses são apenas alguns exemplos das muitas possibilidades que podem ser trabalhadas pelo endomarketing; as ações devem ser pensadas para atender os seguintes pilares: 

  1. motivar e incentivar os colaboradores;
  2. estreitar o relacionamento e melhorar a confiança;
  3. aumentar o engajamento do time;
  4. estabelecer a lealdade e diminuir o turnover – empresas com bons planos de endomarketing têm cerca de 31% menos demissões voluntárias.
Ilustração de pessoas trabalhando em conjunto, com uma postura positiva

O endomarketing promove o bem estar entre os colaboradores

Estratégias de endomarketing para sua empresa

As empresas com funcionários satisfeitos e engajados têm cerca de 23% a mais de lucro em comparação às empresas não engajadas. Sabendo disso, você com certeza já está com a cabeça borbulhando pensando em como pode implementar o endomarketing no seu negócio, né? Então vamos conhecer algumas estratégias que podem te ajudar a dar o start!

Pesquisa de satisfação

Conduzida em parceria com o RH e com os gestores, a pesquisa de satisfação é uma ferramenta valiosa para entender as percepções do time, avaliar melhorias e medir o grau de satisfação dos colaboradores. Através dela, é possível encontrar pontos cegos, colher feedbacks reais e gerar diversos insights para o endomarketing e para a empresa como um todo. 

A dica é fazer perguntas específicas e estratégicas e preservar a identidade dos usuários através de respostas anônimas, por exemplo – você pode fazer o recorte através de outras informações como setor e idade.

Integração

Toda chegada é um pouco constrangedora, né? Já existe um time integrado e produzindo e, de repente, uma pessoa nova precisa fazer parte disso, sem nenhum contexto ou afinidades até o momento. É aí que o endomarketing entra, promova ações de integração, tornando essa chegada mais leve, natural e agradável. 

Outra forma de integração que tem sido (muito) utilizada no trabalho remoto são as reuniões com toda a empresa: seja para discutir resultados, promover brincadeiras e gincanas ou só para conversar mesmo. 

O importante é não deixar o lado humano e a integração ausentes em tempos de home office – principalmente em empresas que adotaram esse modelo ou híbrido como definitivo. 

Ilustração de 4 pessoas em uma chamada de vídeo online, demonstrando a integração causada pelo endomarketing mesmo no formato de trabalho remoto

É importante promover a integração, mesmo em formato remoto

Desenvolvimento

O time de endomarketing trabalha (quase que) grudado ao RH, isso porque no dia a dia, eles acompanham a rotina do time e conseguem sentir as necessidades, queixas e desejos de cada colaborador.

Assim, pode ajudar os gestores e recursos humanos a estruturarem planos de carreiras, treinamentos e ações de desenvolvimento que sejam condizentes com os pedidos do time.

Incentivo

Para motivar os usuários, engajar o time e dar uma pausa no estresse do dia a dia, o time de endomarketing também deve investir em ações que estimulem a integração, a brincadeira e o ambiente de trabalho saudável. Já pensou em experimentar a gamificação?

Reconhecimento

Todo mundo gosta de ser reconhecido pelo trabalho que faz, concorda? Aqui, o endomarketing também pode contribuir em parceria com o RH e os gestores.

Reconhecimentos, bonificações e até eventos, como comemorações de novas conquistas e festas de final de ano, também contribuem com o engajamento do time e a saudabilidade do ambiente corporativo.

Cases de sucesso de aplicação do endomarketing

Você já viu exemplos de estratégias que o endomarketing pode aplicar na empresa, mas será que elas funcionam na prática? Sim (e muito)! Por isso, nós trouxemos exemplos da vida real e verdadeiros cases para você conhecer e se inspirar. Quer conferir? Vem com a gente!

Toyota

A Toyota é uma das empresas que já tem uma forte cultura organizacional e que trabalha o endomarketing com consistência. Com o objetivo de dar voz aos funcionários, todos são livres para trazer ideias e melhorias e, anualmente, uma curadoria é feita para implementar as ações sugeridas. 

Além disso, o pilar de treinamento e desenvolvimento também é muito trabalho: ao chegar na empresa, os novos funcionários passam por meses de treinamento para entender a cultura da empresa, todo o processo de produção e, claro, as dores e desejos dos consumidores da marca. Integração, pertencimento e reconhecimento trabalhados de forma a beneficiar os colaboradores.

Ilustração de 3 pessoas conversando em um ambiente de trabalho ou escritório.

A cultura organizacional é fortalecida por um bom relacionamento com os colaboradores

Coca-cola

Empresas grandiosas como a Coca-Cola precisam trabalhar com ainda mais consistência para envolver todo o time e garantir o engajamento de centenas ou até milhares de pessoas. 

A marca, por exemplo, foi patrocinadora das Olimpíadas em 2016 e aproveitou o evento para criar ações de endomarketing com o time: conversas com atletas profissionais, andar olímpico e fotos com a tocha foram algumas das ações que contribuíram com o marketing interno nesse período.

Fiat

A Fiat é outra marca que leva a sério o endomarketing e fortalece a cultura “people first” dentro do ambiente corporativo. Na empresa, os colaboradores são as primeiras pessoas a fazerem testes-drive dos lançamentos, exaltando a importância do time e tratando-os da mesma forma como os clientes externos. 

Eles também buscam trabalhar uma comunicação horizontal com canais que permitem que os colaboradores falem direto com a diretoria, se necessário, para garantir essa proximidade. Além disso, ainda promovem eventos e comemorações com regularidade para engajar o usuário e até trazer sua família para perto da estrutura.

Case não falta, né? O endomarketing já é uma realidade nas empresas que contribui com a comunicação interna e pode ser implementado em seu negócio. Que tal?

Cuide da experiência de seus colaboradores!

Você já sabe a importância de cuidar dos seus clientes externos, certo? Então por que não trazer essa preocupação para o seu time interno também? Implementar o endomarketing em seu negócio vai melhorar o clima organizacional, estimular o engajamento, estreitar a relação empresa x time, entre outros benefícios. Experimente, faça testes e sinta a diferença!

E se você quiser saber mais sobre estratégias de marketing, tendências de mercado e soluções de personalização de experiência do usuário, você sabe que pode contar com a gente; é só correr no nosso blog.

Clique e descubra mais sobre como recuperar clientes inativos através de uma nova estratégia.

(Visited 333 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 26 de outubro de 2022
Fechar